terça-feira, 24 de julho de 2012

O "Ciclismo" e os "Ciclistas"

Bradley Wiggins: As patilhas mais rápidas do universo conhecido!

Na edição deste ano do Tour de França nenhum ciclista foi atropelado por um automóvel da organização que depois se pós em fuga. Rejubilemos. Vá, estou a ser mauzinho. Mas já fui mais. Acho que até já fiz as pazes com o desporto violento que é o ciclismo de estrada. Este ano tive o tempo e o luxo de poder acompanhar boa parte do Tour em directo na televisão.

Os Londrinos estão finalmente a descongelar o stiff upper lip e a começar a afeiçoar-se à ideia de terem os jogos olímpicos na sua cidade. Acho que o Londrino Bradley Wiggins (nascido na Bélgica), também teve alguma coisa a ver com isso. A vitória do patilhas-maravilha e da equipa da Sky, (este é afinal de contas um desporto de equipa!) parece ter ajudado a despertar a atenção adormecida dos ingleses para com o ciclismo, o desporto, e os Jogos Olímpicos em geral.

Eu aprendi a gostar do ciclismo de estrada. Foi um gosto que fui adquirindo, com a ajuda de uma par de entusiastas jornalistas da especialidade, nas intermináveis viagens de autoestrada a caminho de mais uma entrevista com alguma estrela ou velha glória da especialidade. Os jornalistas da Ciclismo a fundo não só me explicaram as regras e as estratégias do desporto, como acho que conseguiram passar algum seu inesgotável entusiasmo pelo seu desporto de eleição.

Ainda continuo a achar que há um excesso de violência, de agressividade, de perigos desnecessários nas competições de estrada. E que isso pode passar a mensagem errada sobre o "ciclismo" em geral. Mas agora já não consigo passar sem ver pelo menos o Tour. Mas a questão que me interessa é perceber as relações entre o "desporto rei" movido a pedal e o uso da bicicleta como meio de transporte. Tendo em conta o meu actual lugar de residência, é impossível não perceber que a vitoria surpreendente da Team Sky nas estradas francesas vai de alguma maneira relacionar-se com a autentica revolução por que está a passar o ciclismo utilitário em Londres e no Reino Unido.

A toda poderosa Sky apoia o ciclismo!

A maneira positiva de olhar para a coisa é afirmar que o ciclismo de estrada, se for suficientemente popular, com atletas nacionais bem sucedidos, vai atrair pessoas para o desporto e que esse maior número acabará por se reflectir também no número de utilizadores da bicicleta como meio de transporte. A divulgação nos media ajuda certamente, e os patrocinadores do Team Sky, para não ir mais longe, estão aparentemente muito empenhados na divulgação do ciclismo.

Menos positivo seria dizer que toda aquela licra, as bicicletas de crabono de milhares de euros e a perigosidade do desporto em si vai alienar os utilizadores da bicicleta como meio de transporte e convencer os indecisos de que o ciclismo é mesmo uma coisa arriscada, para super-atletas e radicais, não algo para o dia a dia de pessoas normais. Na melhor das hipóteses um saudável desporto, mas não transporte.

O que pensam vocês? É certo que não há muitos campeões de ciclismo na Holanda e na Dinamarca, por exemplo, duas nações de referência para o ciclismo utilitário. E Portugal não é actualmente referência nem numa coisa nem outra. Se ofensa para as excelentes prestações recentes do Rui Costa!  

2 comentários:

  1. Não há campeões de ciclismo na Holanda e na Dinamarca?! Err...

    «The most famous Danish cyclist is Thorvald Ellegaard. During his active years during the late 1800s and early 1900s, Ellegaard won the world professional sprint six times, as well as three European titles and 24 titles in Denmark. Denmark has produced many other top cyclists. Bjarne Riis won the Tour de France in 1996 and Carlos Sastre won the Tour in 2008. Team Saxo Bank is the best cycling team in Denmark and has world-renowned team members like Matti Breschel and Bo Hamburger.»

    Já quanto a holandeses, basta-me referir o nome de um: http://en.wikipedia.org/wiki/Jan_Janssen

    O grande Jan Janssen, que até lançou uma marca de Bicicletas bastante famosa por aquelas bandas e que ainda hoje vão aparecendo no mercado de usados/vintage.

    Abraços!

    Pedro.

    ResponderEliminar
  2. Estava a pensar em algo como vencedores do Tour dos anos (décadas!) mais recentes : )

    ResponderEliminar