segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Que trata de novas variadas e considerações velocipédicas aleatórias

Coisas mais importantes primeiro: fui ver o Premium Rush, Encomenda Armadilhada no Português de Portugal. Gostei. Não é grande coisa como produto da 7ª arte, mas, para filme americano sobre uma das mais esterotipadas sub-culturas urbanas, não está mal. Se os personagens estão mal definidos, o enredo não faz sentido e acção é exagero atrás de exagero? Sim, sim e... hum... sim! Mas isso não vem ao caso. É um filme de biclas e uma hora e meia bem passada.

Alguém interessado na temática facilmente descobrirá que esta não a primeira incursão cinematográfica norte-americana ao reino dos bike-messengers de Nova Iorque. Consta que o Kevin Bacon protagonizou nos anos oitenta uma fita semelhante. Tipo isto:



 
Diz que a bicla do Kevin era uma Raleigh. É uma película com nível portanto, vê-se logo. Pena é a cotação sub-6 no IMDB. Gostos... Há também malta com interesse em rodas mais pequenas, para os quais gostava de recordar este filme que mete rodas de 20 polegadas e muito saltos. Pode ser apreciada em toda a sua glória no YouTubi, mas algo longe de HD:




É razoável pensar que este interesse pela bicicleta por parte da indústria de vender pipocas tem a ver com a visibilidade do fenómeno de ressurgimento da bicicleta nos países ocidentais. Nova Iorque tem umas controversas ciclovias há muito pouco tempo. E nesse pouco tempo até séries de televisão apareceram. Em Lisboa, lojas alternativas para o ciclista urbano, um mito até há poucos anos, têm aparecido um pouco por todo o lado. Este é só mais um lado da "revolução".

Entretanto, do outro lado do frio canal da Mancha, um ministro do governo de sua majestade demitiu-se após um escândalo que basicamente tinha a ver com o facto de ele ter sido arrogante com os polícias que guardam o nº10 de Downing Street.

Eis a página de um jornal online que dá conta da notícia:

Yep, aquele é o ministro

É engraçado porque os nossos ministros não só não se demitem por serem arrogantes com subalternos, como acho que isso até faz parte do descritivo da função por cá: sou ministro, logo posso tratar mal as pessoas. Até qualquer funcionário público no principio da cadeia alimentar da República parece viver por esta máxima. E mesmo que o país esteja falido e o ministro esteja enterrado até ao pescoço em "casos", escândalos e fraudes, o pópó tem que ser à grande. Bicicletas é para crianças!

"Não há problema, o povo é sereno"

Se ninguém se indigna com o AMG do Sr. Relvas será porque boa parte dos portugueses também consideram que a única forma de locomoção legítima envolve uma berlina alemã. Então agora que começou a chover, o trânsito da capital ficou muito mais complicado, evidentemente porque o clima extremamente agreste do vale do Tejo obriga a cuidados redobrados. Enfim, não podemos viver todos numa qualquer miserável república das bananas solarenga, onde o primeiro ministro sai assim da sua residência oficial:

Visto em bicycledutch.wordpress.com

Diferenças interessantes entre um ministro de um país falido e um primeiro ministro de um dos países que nos empresta dinheiro. "É cultural, os holandeses lá gostam de bicicletes, mas nós cá é diferente", diz logo um grunho do fundo da sala. Pois é cultural sim senhor. Mas bater na mulher e cuspir para o chão também. E o "desenrrascanço", o chegar tarde e a mania das velocidades. Até quando? 

2 comentários:

  1. Muito bom este post! Cada vez mais este é o meu blog preferido de alguém que gosta de biclas.

    Keep it up, sir!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado!

    I shall. Tenho aliás umas postas no forno...

    ResponderEliminar